Sistema cooperativista se une em prol de ações que constroem e que transformam - Coopatos
Conecte-se
  • Requeijão Cremoso
  • Quack
NOSSAS MARCAS

Sistema cooperativista se une em prol de ações que constroem e que transformam

15/07/2016

Dia de Cooperar foi celebrado em 2 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo

Sistema cooperativista se une em prol de ações que constroem e que transformam

Nos meses de junho e de julho, a COOPATOS novamente aderiu ao movimento de solidariedade cooperativista que todos os anos mobiliza a comunidade e o setor em prol dos mais necessitados: o Dia de Cooperar (Dia C). Com a iniciativa, que veio promover e estimular a integração das ações voluntárias de todo o sistema cooperativista do estado de Minas Gerais com projetos, com atividades e com ações locais que possibilitassem a prática da solidariedade, a COOPATOS buscou cumprir a sua missão de fazer do mundo um lugar mais justo e de ajudar as pessoas a transformarem as suas vidas.

Dia C
O Dia C nasceu em Minas Gerais. Idealizado pelo Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), a iniciativa logo se expandiu por todo o país, graças à OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), que o adotou como um programa de solidariedade para o cooperativismo nacional. No começo, o dia era realizado no primeiro sábado de setembro. Em 2015, contudo, a data passou a coincidir com o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho.

Dia C COOPATOS
A COOPATOS veio com força total para o Dia C deste ano. A primeira ação realizada aconteceu no dia 19 de junho, no Parque Municipal do Mocambo, e foi desenvolvida com outras cinco cooperativas da cidade, em parceria com o Unipam e com o IEF. Na ocasião, foram distribuídas mudas de Crotalária, planta que ajuda na eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti por atrair a libélula, que, assim como o mosquito, também deposita os seus ovos em água parada. Quando nascem, as suas larvas se alimentam das larvas do Aedes. Além disso, a libélula é um predador natural do mosquito. Mais de 10 mil mudas foram distribuídas para a comunidade. As pessoas que visitaram a tenda da cooperativa ainda puderam degustar o Doce de Leite e o Iogurte Patinho, além de participarem de uma brincadeira de tiro ao alvo.

As ações solidárias, contudo, não pararam por aí. No dia 2 de julho, os colaboradores das unidades de Patos de Minas da cooperativa se reuniram na Associação dos Empregados da COOPATOS (Assecoop) para tomarem um café da manhã. Posteriormente, eles se dividiram em cinco equipes. Três delas se dispuseram a abordar os veículos que passaram pela BR 365, pela MG 354 e pelo Posto COOPATOS, ação realizada com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual e Federal, solicitando a doação de donativos e orientando os motoristas sobre o Dia C e a importância da prática da solidariedade. Aqueles que contribuíram receberam um Iogurte Patinho, brinde simbólico distribuído com o intuito de sensibilizar e de incentivar a prática da solidariedade. As outras duas equipes, em contrapartida, realizaram inúmeras tarefas de revitalização ambiental nas unidades da COOPATOS e na Estação Ecológica da cooperativa, como trabalhos ornamentais, a fim de melhorar o ambiente de trabalho, tornando o local mais aconchegante e agradável, e o plantio de mudas de Crotalária, para a redução da incidência do mosquito Aedes Aegypti.

Ainda no dia 2 de julho, os colaboradores da COOPATOS de Belo Horizonte se uniram e desenvolveram, em conjunto com outras cooperativas, uma ação coletiva, que aconteceu na Praça da Liberdade e que teve como foco o bem-estar social. A COOPATOS ainda promoveu a quinta edição da sua Gincana da Solidariedade, na qual foram desenvolvidas diversas provas em prol da arrecadação de alimentos, de doações, da prática da solidariedade e da promoção de ações em favor do meio ambiente.

Ciente de que o trabalho em prol do próximo não pode parar, a COOPATOS disponibilizará mudas de Crotalária nas unidades de Patos de Minas e de Lagoa Grande da Agropecuária COOPATOS, assim como nas lojas de Leite & Derivados de Patos de Minas. Aqueles que tiverem interesse em adquiri-las deverão doar um quilo de alimento não-perecível. Todo o material angariado nessa e nas outras iniciativas será destinado a quatro instituições filantrópicas de Patos de Minas: o Amparo Maternal Eurípedes Novelino, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos de Minas), o Dispensário São Vicente de Paulo e a Casa das Meninas.

Para o assessor de desenvolvimento e gestão empresarial, Célio Humberto, as ações foram um sucesso. “Ficamos felizes pela resposta que tivemos em todas essas iniciativas. Isso só prova que projetos bem direcionados têm grandes chances de darem certo”. Na avaliação do profissional, o Dia C consolidou no comportamento de todas as pessoas o hábito do trabalho voluntário. “Ano após ano, temos conseguido um maior número de soldados em prol dessa causa. Afinal, as ações solidárias não se limitam ao Dia C. Precisamos ajudar o próximo todos os dias. Só assim construiremos uma sociedade mais justa, com mais oportunidades para todos”, conclui Célio.

Fonte: FONTE: INFORMATIVO COOPATOS JULHO