Institucional - Coopatos
Conecte-se
  • Requeijão Cremoso
  • Quack
NOSSAS MARCAS

INSTITUCIONAL

  • Coopatos
  • Coopatos

Atividades

Criada em 20 de abril de 1957, a Coopatos há mais de meio século vem contribuindo com os seus cooperados, na administração dos negócios. Considerada uma das principais cooperativas do país, a empresa, que se localiza na maior bacia leiteira da região Sudeste do Brasil, com sede no município de Patos de Minas, tem sua história pautada no respeito ao cliente e na qualidade dos serviços prestados. Tendo como principais atividades a recepção, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do leite produzido por seus cooperados; assim como o fornecimento de insumos, de bens de consumo, de equipamentos e de assistência técnica veterinária e agronômica, a cooperativa gera mais de 400 empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos.

Missão

"Proporcionar aos seus cooperados efetivas condições para seu desenvolvimento econômico, técnico, cultural e social, buscando excelência na prestação de serviços agregando valor a sua produção e se antecipando às necessidades de clientes e consumidores.”

Visão

• Liderança regional forte;
• Expansão da prestação de serviços aos cooperados;
• Expansão para novos mercados;
• Desenvolvimento tecnológico e industrial;
• Cooperados fortes: na gestão tecnológica, empresarial e cooperativista;
• Acompanhamento das tendências empresariais na condução dos negócios.

Valores

• Valorização dos cooperados;
• Valorização dos recursos humanos;
• Trabalho focado nos resultados;
• Transparência e ética;
• Respeitar e difundir os princípios e os valores cooperativistas;
• Desenvolvimento com responsabilidade ambiental e social;
• Integração e apoio à comunidade;
• Ambiente que estimule a criatividade e a inovação, e incentive a participação dos cooperados e dos colaboradores;
• Relacionamento ativo com as entidades de classe do setor;
• Excelência no atendimento aos clientes;
• Bom relacionamento com prestadores de serviços terceirizados.

Negócio

A atividade de laticínios é o principal negócio da COOPATOS, com a matéria-prima “leite” tratada de forma criteriosa.

Compromisso socioambiental

O Parque Industrial da COOPATOS é cercado por uma imensa área verde, o que deixa evidente a preocupação da cooperativa em desenvolver atividades ambientalmente e socialmente responsáveis. Toda a água utilizada no laticínio passa por lagoas de tratamento de efluentes antes de ser devolvida à natureza. Além disso, a cooperativa desenvolve e apoia projetos socioculturais, bem como diversas atividades comunitárias.

Crescimento e sustentabilidade

Buscando cumprir o propósito de administrar, da melhor forma possível, os negócios dos seus cooperados, a direção da COOPATOS tem realizado investimentos constantes na modernização e no desenvolvimento da cooperativa, garantindo, assim, o seu crescimento e a sustentação das suas atividades, bem como uma remuneração satisfatória pelo produto e pela oferta de vários serviços.

A Fábrica de Rações COOPATOS, por exemplo, trabalha com uma linha completa de suplementos minerais e de rações concentradas para bovinos, o que permite ao produtor cooperado não só adquirir um produto de alta confiabilidade, como também receber uma bonificação no preço do leite pela compra. A Usina de Captação e de Beneficiamento de Leite, em Lagoa Grande, por sua vez, possui uma capacidade para 160 mil litros/dia, e as quatro Lojas Agropecuárias disponibilizam para os cooperados todos os artigos necessários para as atividades rurais e assistência técnica especializada.

A COOPATOS também é a principal acionista da Central Mineira de Laticínios (CEMIL) que, com o seu Parque Industrial em Patos de Minas, destaca-se na produção de leite longa vida e de outros produtos lácteos.

Estrutura administrativa

A administração da COOPATOS é dividida em áreas, com gerentes setoriais para facilitar o atendimento aos cooperados e aos clientes. Dentro da cooperativa, são desenvolvidos inúmeros programas de treinamento na área de recursos humanos, com o intuito de atrair, de desenvolver e de manter os bons profissionais, bem como de fazer com que a cooperativa tenha uma equipe de trabalho integrada, que garanta o desenvolvimento organizacional e a melhoria dos processos e, consequentemente, dos resultados.

Atentos às exigências da economia globalizada, os diretores e os conselheiros da COOPATOS estabelecem uma série de diretrizes com vistas a racionalizar os procedimentos, baixar os custos, melhorar os produtos e desenvolver uma política geral de crescimento. Tal trabalho permite à cooperativa manter uma posição de destaque, um modelo de organização e de administração.

Compromisso com a qualidade

Nos últimos anos, a COOPATOS desenvolveu diversas ações, junto aos cooperados, que geraram significativas transformações nas suas atividades, resultando no melhoramento genético, do manejo, da sanidade e da alimentação do rebanho, com o cumprimento, na íntegra, dos rigorosos padrões do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite. Isso revela um alto nível de comprometimento e conscientização, da cooperativa e dos seus associados, na produção de um leite de qualidade.

Buscando atender esse propósito, inclusive, desde o dia 1º de julho de 2001, o sistema de transporte nas propriedades rurais passou a ser feito de forma granelizada e em temperatura adequada. Além disso, na Indústria COOPATOS são cumpridas rigorosas normas para o processamento dos produtos derivados do leite, em condições favoráveis de higiene e de segurança. Todo o processo de fabricação segue, à risca, as regras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura.